Uma boa dica para deixar qualquer cômodo mais aconchegante e bonito é usar tapetes na decoração, certo?
E quando são feitos à mão, como os tapetes de crochê, essa sensação de conforto aumenta muito mais, afinal, é uma peça que foi feita com cuidado pelas mãos de alguém.
Por isso, hoje vamos dar dicas, inspirações e mostrar o passo a passo para fazer o seu tapete quadrado de crochê, mesmo que você não tenha prática com a técnica. Então vamos lá!
Veja também
Pontos de crochê para iniciantes: passo a passo + fotos
Idéias de artesanato para fazer com fio de malha
Fazendo um tapete quadrado de crochê
Esse modelo simples de tapete de crochê é ideal para você que quer algo rápido e pode ser personalizado de acordo com a decoração da sua casa, para presentear ou vender!
Você precisará de uma agulha de 3,5 mm e um fio número 6.
O passo a passo é muito simples. Você aprenderá a fazer um quadrado de crochê. E, a partir daí, basta aumentar as arestas de acordo com o tamanho que desejar.
Passo a passo
1. Comece fazendo um anel mágico;
2. Faça 3 pequenas correntes, mais 2 pontos altos. Repita 3 vezes: 2 cadeias pequenas mais 3 pontos altos. Feche o anel;
3. Suba 3 correntinhas e no espaço de 2 correntinhas, faça mais dois pontos altos, duas correntinhas e 3 pontos altos. Faça duas pequenas correntes para alcançar o próximo espaço;
4. Quando chegar ao final, feche com um ponto bem baixo e escale mais três correntes;
5. Para a próxima volta, repita fazer 2 grupos de 3 pontos altos em cada esquina e nos espaços nas laterais, faça apenas um. Repita esse processo até chegar a 17 linhas ou o tamanho desejado;
6. Para mudar a cor, finalize a primeira cor como se estivesse finalizando o trabalho e prenda a outra linha com um ponto bem baixo.
Este passo a passo foi removido do canal do YouTube Canal Ione Coutinho.
Veja este vídeo detalhado passo a passo abaixo:
6 dicas para quem quer fazer crochê
Você teve vontade de fazer este lindo tapete quadrado, mas não sabe por onde começar o crochê? Sem problemas, preparamos essas dicas aqui para que você aprenda facilmente a fazer essa e muitas outras peças!
E se já conhece, que tal descobrir mais alguns macetes para deixar seu trabalho cada vez mais bonito?
1. Escolhendo o fio ideal
Você deve ter visto uma infinidade de fios no armarinho e se perguntou o que fazer com cada um.
A verdade é que você tem liberdade para fazer qualquer peça com eles, mas claro, para ter um resultado melhor, é bom seguir algumas recomendações.
Como por exemplo, para tapetes, recomendamos fios ou fios de algodão mais grossos, além de serem laváveis, são maleáveis e muito mais resistentes.
2. A agulha para o seu tapete quadrado de crochê
Outra coisa que pode causar dúvidas é a escolha da agulha! Existem muitos no mercado, alguns muito caros e de materiais diversos. No entanto, você não precisa gastar muito para encontrar o melhor para você.
Primeiramente, preste atenção na numeração que está indicada na etiqueta das linhas e a partir daí faça sua escolha. Os mais comuns são os de alumínio e eles deixam o fio escorregar mais facilmente, mas quanto maior a numeração, mais pesados eles ficam.

Já os de bambu ou madeira são indicados para fios mais grossos e mais leves, mas não deixam o fio escorregar tão facilmente no gancho.
Existem também agulhas com cabos ergonômicos, que podem ser de grande ajuda, pois facilitam a preensão e evitam que a mão e o braço doam após algum tempo.
3. Exercícios
Uma boa agulha de crochê deve manter suas ferramentas atualizadas e não estamos falando apenas de agulhas!
A cada 30 minutos, é recomendável interromper o trabalho e fazer alongamentos para evitar lesões por estresse no braço, punho e ombros. Alongue também o pescoço e as pernas e desfrute de um copo de água ou de um lanche.
Sabemos que o tempo voa quando começamos a fazer crochê e muitas vezes nem percebemos que as horas passam.
4. Tensão e qualidade dos pontos
Para quem está começando, pode ser bastante complicado encontrar uniformidade. É por isso que recomendamos coletar amostras antes de iniciar o trabalho. Você verá que com o tempo os pontos ficarão mais uniformes e você encontrará o seu ritmo.
5. As cores
As linhas mescladas enchem nossos olhos! Mas para você que começou agora, prefira tons únicos e mais claros, para que possa visualizar os pontos melhor do que em um fio cheio de cores.
6. Símbolos
Conheça os símbolos básicos e também as abreviaturas dos pontos que são mais usados. E sempre leia a legenda antes de começar, pois algumas receitas podem ter nomenclaturas diferentes. Assim, você poderá ler qualquer receita com rapidez e facilidade.
Algumas ideias para tapete de crochê quadrado
E agora, para você ficar mais animado e inspirado, olhe para essas ideias de tapete quadrado de crochê!
Gostou das dicas e ideias que demos aqui? Quais modelos de tapete quadrado de crochê você achou interessante e quer fazer? Conte-nos nos comentários!
Veja também
Pulseira de crochê: passo a passo fácil para iniciantes
Tapete redondo de crochê: guia completo para fazer o seu