Receita de Jamu (bebida de gengibre com cúrcuma da Indonésia)

by admin

Jamu é um medicamento tradicional da Indonésia feito de raízes, ervas, flores, cascas e especiarias. A combinação dos ingredientes varia de acordo com o tipo de Jamu e o motivo do consumo. Esta versão é uma das mais populares e inclui cúrcuma, gengibre, mel e limão. Beba pelos benefícios para a saúde ou apenas porque é delicioso.

Crédito da fotografia: Kalisa Marie Martin

Jamu é o medicamento tradicional da Indonésia que utiliza ingredientes naturais como raízes, ervas e especiarias.

É praticado na Indonésia há séculos para manter uma boa saúde e tratar doenças. Embora existam centenas de combinações, esta versão é feita com açafrão fresco, gengibre, limão e mel.

Onde aprendi sobre Jamu

Como visitante de Bali, Indonésia, experimentei Jamu de várias maneiras, mas este Jamu laranja brilhante à base de açafrão parecia ser o mais comum.

Eu vi isso nos mercados, em restaurantes e hotéis. Tive o prazer de ficar em acomodações de propriedade de uma família, onde ofereceram aulas de culinária e tutoriais sobre vários ingredientes indonésios. Foi aí que aprendi mais sobre esta bebida deliciosamente revitalizante.

Enquanto eu viajava por Bali nas próximas seis semanas ou mais, eu não conseguia obter o suficiente dessa bebida e mal podia esperar para chegar em casa e recriá-la. Quer beba pelos benefícios para a saúde ou pelo sabor refrescante e picante, vai querer sempre ter um lote à mão.

Limão, gengibre, cúrcuma e mel em uma tábua para mostrar como fazer Jamu.

Como fazer Jamu

Ferva o açafrão e o gengibre frescos em água para melhorar a extração e, em seguida, adicione o suco de limão e o mel antes de coar e esfriar. Adoro o sabor assertivo desta receita, mas você também pode tratá-la como um concentrado e diluí-la com mais água ao seu gosto.

  • Vai durar até uma semana na geladeira.
  • Embora esta bebida seja normalmente servida fria, você também pode saboreá-la como um chá quente.

O que Jamu Taste gosta?

O sabor desta receita Jamu é deliciosamente potente. O açafrão-da-índia empresta sua terrosa pungente, o gengibre seu tempero, o suco de limão adiciona um pouco de acidez e o mel o completa com um toque de doçura.

O que é cúrcuma?

A cúrcuma é uma raiz da família do gengibre originária do sul da Ásia. Sob sua fina casca marrom, o açafrão é um amarelo alaranjado brilhante. É essa cor que torna o açafrão responsável pelo tom característico do curry em pó. E isso mancha! Portanto, tome cuidado ao lidar com isso.

A cúrcuma é elogiada por suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, entre outros benefícios à saúde, graças a um composto químico que contém, chamado curcumina.

Estudos têm mostrado que você pode aumentar a absorção desse composto com a adição de pimenta-do-reino, por isso você costuma vê-los juntos. Sinta-se à vontade para adicionar uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora ao seu jamu!

  • Você pode encontrar açafrão fresco na seção de produtos hortifrutigranjeiros do supermercado ou em qualquer loja de alimentos asiáticos, indianos ou naturais.
  • Guarde o açafrão na geladeira por algumas semanas ou no freezer por vários meses.
  • Ao usar açafrão fresco, primeiro limpe qualquer sujeira. A pele não é normalmente comida e pode ser raspada com uma faca ou colher. Se for coar, como nesta receita, não é necessário descascar primeiro.

Cúrcuma fresca em um prato para fazer Jamu caseiro.

Trocas e substituições

Se você não tem mel ou quer tornar o Jamu vegano, use agave, xarope de bordo ou outro adoçante de sua escolha. Sem cal? Limão vai funcionar tão bem.

Mais deliciosas receitas de bebidas!

Receita de Jamu (bebida de gengibre com cúrcuma da Indonésia)

Ingredientes

  • 1 xícara de açafrão fresco limpo e picado
  • 1/2 xícara de gengibre fresco limpo e picado
  • 4 xícaras de água
  • 1/2 xícara de mel
  • 1/4 xícara de suco de limão espremido na hora, de 2-3 limas

Método

1 Misture a cúrcuma e o gengibre: No liquidificador, adicione o açafrão, o gengibre e a água. Misture até ficar homogêneo. Despeje a mistura em uma panela média em fogo médio-alto e leve para ferver. Reduza o fogo para que a mistura ferva por cerca de 15 minutos.

Cúrcuma fresca picada sendo colocada no liquidificador para mostrar como fazer Jamu.Derramar um líquido de açafrão amarelo brilhante em uma panela para mostrar como fazer Jamu.

2 Adicione suco de limão e mel: Retire a panela do fogo e acrescente o mel e o suco de limão. Mexa para combinar.

Ingredientes adicionados a uma panela para fazer açafrão e elixir de gengibre.

3 Coe e leve à geladeira a mistura: Passe a mistura por uma peneira de malha fina. Em seguida, despeje a mistura coada em uma garrafa ou frasco de vidro e leve à geladeira até esfriar.

Despeje a mistura de açafrão e gengibre em uma peneira para fazer Jamu caseiro.Açafrão-da-índia moído em uma peneira com uma panela ao lado para fazer um Elixir de Curcuma e Gengibre.

4 Servir: Desfrute desta bebida quente, à temperatura ambiente ou fria. Você pode ajustar a bebida adicionando água tônica ou sem gás. Sirva com ou sem gelo.

Olá! Todas as fotos e conteúdo são protegidos por direitos autorais. Por favor, não use nossas fotos sem permissão prévia por escrito. Obrigado!


Esta postagem pode conter links para a Amazon ou outros parceiros; suas compras por meio desses links podem beneficiar o Simply Recipes.
Leia mais sobre nossa política de links de afiliados.

You may also like

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy